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Marcas e o futuro da pesquisa de mercado

Marcas e o futuro da pesquisa de mercado

Foi com a pandemia da Covid-19 que muitas empresas foram, podemos dizer, forçadas a ser adaptar à tão discutida transformação digital.

Mesmo quem não era tão a favor do trabalho remoto, da educação à distância, entre outros, utilizou a tecnologia para seguir com as atividades.

Não é de hoje que toda essa oferta digital esteve disponível no mercado para as marcas, mas com certeza muitos segmentos passaram por uma digitalização sem volta.

E o mercado de pesquisa não foge à regra, cada vez mais impulsionado por inteligência artificial, disrupção e automação. A pesquisa tradicional, como conhecida, é extremamente complexa e muitas vezes lenta. E o desafio de tornar a pesquisa mais fácil e rápida para o cliente, para que todos aqueles interessados no processo de inovação possam facilmente acessar atividades e resultados, também é um oceano a ser explorado.

A multinacional Toluna, líder em insights sobre consumidores e inteligência que atende marcas como Danone, Procter, Globo, Colgate e Ambev, é uma dessas navegantes do mar da pesquisa de mercado que usam a tecnologia como forte aliada.

Marcas, tecnologia e pesquisa de mercado na prática

“Hoje em dia, a mudança é a última constante, portanto, é mais crucial do que nunca que as empresas avaliem regularmente as percepções, sentimentos e preferências de consumidores a fim de se basear em decisões comerciais e em dados reais para alcançar o máximo de sucesso. As empresas devem ser capazes de entender como aproveitar essas valiosas informações para prever o que os consumidores vão querer e precisar agora e no futuro’’, analisa Luca Bon, gerente LATAM da companhia.

Uma das tendências de mercado é a customização cada vez maior das entregas. E quando se trata de pesquisa, envolvendo um grande volume de dados e uma realidade que exige cada vez mais velocidade e assertividade por parte das marcas, ferramentas que possam auxiliar neste desafio é um trunfo poderoso para os profissionais.

Toluna Start é uma plataforma, resultado de duas décadas de inovação tecnológica e metodologia premiada, que tem a capacidade de flexibilizar a composição das amostras e insights acessíveis em dashboards, de forma que os usuários sejam capazes de customizar os insights em cada parte do processo de coleta de dados.

Focada em machine learning e inteligência artificial, a ferramenta integra o painel Toluna de mais de 30 milhões de membros globais, servindo a seus clientes com um profundo entendimento dos consumidores, além de insights sobre o que pensam, sentem e fazem.

“Os CEOs não terão mais o luxo de esperar meses para tomar uma decisão, mas terão de agir em dias, senão em horas. E o acesso regular às informações em tempo real permitirá que os líderes operem em um novo ritmo. Agilidade é a qualidade chave que pode oferecer as organizações uma linha de vida e suporte a negócios já estáveis’’, acrescenta o executivo, reforçando a agilidade para que as marcas consigam se manter sempre competitivas no mercado.

Alguns insights da Toluna para a sua marca

  • Sintonia com a metodologia agile, otimizando fluxos de trabalho e melhorando a produtividade de projetos com foco nos quatro pilares: indivíduos e interações acima de processos e ferramentas, software funcionando acima de documentação abrangente, colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos e respostas às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano.
  • Conexão de informações diferentes aplicados em projetos a serem realizados em maior frequência.
  • Atualização constante do consumidor e do mercado, permitindo a detecção de novas tendências e comportamentos do mercado.
  • Monitoramento de sentimentos e necessidades num cenário que exige marcas mais humanas e empáticas.
  • Pesquisa veloz e automatizada, já que tempo e espaço podem ser encurtados e facilitados pela tecnologia.
  • Resultados de trackings que não estejam baseados apenas no ROI de campanhas passadas, mas que antecipem a força e a fraqueza de futuras gerações para que seu produto esteja alinhado com todas as demandas dos exigentes consumidores atuais, permitindo uma visão 360º.

 

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