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A importância da pesquisa de mercado em ações num reality show

A importância da pesquisa de mercado em ações num reality show

Edição após edição, os realities shows seguem engrossando a lista de marcas parceiras em patrocínio e merchandising, uma vez que a audiência cresce- e o engajamento nas redes sociais mostra números cada vez mais relevantes.

As ações de marcas parceiras são realizadas via ativações em provas, festas e dinâmicas nesses programas. Não só: os anunciantes procuram se inserir em outros formatos, seja através de diálogos ‘orgânicos’ ou ao se infiltrar em brincadeiras. Tudo para, no fim das contas, alcançar a tão almejada conversão.

Mas qual é a estratégia por trás de cada decisão tomada por agências e anunciantes? Sem dúvida, é grande a importância de testar campanhas como forma de validar investimentos pesados em comunicação. Isto porque, às vezes, ideias muito boas podem não ter o impacto imaginado quando se abre a estratégia pra diferentes públicos.  Principalmente em um reality show com formatos de anúncios não são exatamente convencionais.

Ou, ainda, a campanha pode ser muito boa, bem avaliada, porém, pequenas sutilezas fazem o público confundir, por exemplo, o anunciante. Nada pior que ver todo o esforço render frutos para seu maior concorrente.

Em tempos de orçamentos restritos e consumidores cada vez mais críticos faz-se necessário testar para garantir a maior assertividade. O papel da pesquisa de mercado é especialmente relevante quando as marcas começam a navegar em novas águas: desde explorar um novo mercado, comunicar um novo posicionamento, falar sobre um momento de crise ou assumir posicionamentos polêmicos sobre diversidade e inclusão.

Não só isso: um formato de publicidade dentro de um reality show foge bastante da publicidade convencional (mesmo das propostas de merchandising de programas de auditório).

Nessas horas, a pesquisa pode ajudar a responder: qual é o tom certo para falar com o seu público dentro de um reality? Como ele melhor entende o que você quer transmitir através do link com a dinâmica da casa? Qual linguagem e elementos os atraem quando a publicidade é dirigida para espectadores de reality?

Para avaliar todas essas questões é necessário haver uma estratégia de marca bem definida. Ferramentas de pesquisa com questionários pré-formatados ajudam a dar um norte e começar a testar comunicação com baixo investimento.

Soluções de pesquisa hoje em dia trazem a possibilidade de testar em ambientes que imitam a disposição do ad no ambiente web ajudam a obter resultados de uma experiência real.

Para empresas que querem entrar na bonança dos realities, mas que não cultivam a cultura de pesquisa, o primeiro resultado de uma avaliação pode ser um choque. Mas, no final das contas, o investimento se paga no longo prazo ajudando a criar uma sintonia fina entre o de time criação, o roteiro do reality e o público da marca.

Por Natália Gurgel, Enterprise Account Manager LATAM Toluna

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